26 de fev. de 2018

Complementação dos estudos de inglês com materiais de áudio e vídeo




Passar horas em salas de aula ouvindo professores falando em outro idioma ou fazendo exercícios muitas vezes repetitivos de áudio, pronúncia, audição e de escrita pode não ser tão estimulante assim. A boa notícia é que esses não são os únicos passos para se conseguir fluência em uma língua, mas a má notícia é que não há como se livrar totalmente de alguns métodos didáticos utilizados há muito tempo e comprovadamente eficientes ao menos nas etapas iniciais de aprendizado.

Uma ferramenta que permite o desenvolvimento do nível de inglês e que são dicas dadas tanto por professores quando por falantes fluentes é o contato direto e freqüente com áudios, vídeos, filmes, etc em língua inglesa. Até atingir o nível de não precisar mais de utilizar legendas, uma opção seria eliminá-las aos poucos, primeiro assistindo aos conteúdos com legendas em português, posteriormente passando as legendas para a língua inglesa e, finalmente, tentando acompanhar a narrativa valendo-se somente das imagens e dos áudios originais.

Ressaltando que a evolução da compreensão dos conteúdos em língua inglesa só é possível com o estudo das regras e teorias gramaticais ao mesmo tempo, pois elas também vão auxiliar na familiarização com as estruturas utilizadas pelos nativos para se expressarem. Assistir a filmes, ouvir músicas, etc não substituem os aprendizados obtidos em sala de aula ou em estudos convencionais, mas são capazes sim de impulsionar memorização, autoconfiança, treinamento auditivo e compreensão de sentidos mais rapidamente.